A nossa prática de trinta e cinco anos de serviço público federal, dos quais nos últimos vinte dedicados especificamente a tarefa de gerir recursos financeiros, tanto da União como os decorrentes de contratos de empréstimo com o BIRD e BID,  nos levou, lá pelos idos de 1999 a passar por uma fase de reflexão sobre a qualidade dos serviços prestados pela área pública aos Estados, Municípios e Organizações Não Governamentais, tradicionais “clientes” do setor.

Ainda adicionando a essa prática as experiências vividas por ocasião da realização dos treinamentos sobre convênios às diversas esferas de governo, nos levou a considerar oportuno se pudéssemos transferir um pouco dessa vivência adquirida na gestão de recursos financeiros transferidos por convênios àqueles que, por um motivo ou outro, não dispõem de acesso a essas informações.

Assim, com o intuito de colaborar na melhoria dos processos de gestão dos recursos transferidos por convênios, nasceu a FAF Consultorias com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade aos chamados “clientes” na tarefa de executar as ações de forma adequada e dentro dos princípios legais estabelecidos pelos Órgãos de Controle Interno e Externo da Administração Pública Federal.

O gerenciamento de recursos federais obedece a inúmeros dispositivos legais que, embora possa ser do conhecimento geral, em muitos casos, suscita dúvidas quanto à sua aplicabilidade, levando, por conseguinte à realização de possíveis despesas inelegíveis no âmbito de um convênio que, futuramente poderão ser impugnadas pelo Órgão responsável pelo seu repasse.

A nossa trajetória ao longo desses anos através da realização de muitas consultorias e treinamentos nos leva à certeza da acertada opção que fizemos em prestar este tipo de apoio aos Órgãos e Entidades dos vários níveis de governo.

Como marco decisivo da consolidação da FAF Consultorias no mercado de consultorias ao Setor Público, destacamos com natural orgulho o desenho de uma ferramenta informatizada que permite a gestão e o acompanhamento de todos os procedimentos referentes à celebração, execução e prestação de contas de um convênio, através da web, tendo sido desenvolvido em ambiente de software livre.

Esta ferramenta denominada de Sistema de Execução e Gestão de Convênios - GECONV® encontra-se devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e conta com Carta de Exclusividade de Comercialização fornecida pela Associação das Empresas Brasileiras e Serviços de Informática - ASSESPRO, em âmbito nacional, sendo entidade considerada apta a expedir tal Declaração de acordo com a Decisão 846/98, do Plenário do TCU, e já foi implantado nos Governos dos Estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro, no Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT e, também no Município de Arapiraca – AL. Maiores detalhes consultar a página www.geconv.com.br.

Fernando Alberto Freire
Diretor Presidente

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